Rua Buarque de Macedo, 3201, Sala107, Centro, Garibaldi-RS
Telefone (55) 9 96366774

TRANSTORNOS
O que são transtornos psicológicos ?
Transtornos mentais, ou psicológicos incluem desde quadros mais comuns , nos tempos atuais, como a ansiedade e os distúrbios alimentares, como mais graves, como a demência e a esquizofrenia. Os transtornos mentas interferem diretamente na capacidade indivíduo de enfrentar problemas cotidianos e sentir prazer na vida e, por isso, podem trazer mais sofrimento psicológico do que muitas doenças físicas.
Os transtornos mentais causam diversos graus de dificuldade para o indivíduo conseguir seguir sua vida normalmente e, por isso, o quanto antes forem diagnosticados por um médico e/ou um psicólogo, maiores serão as chances de o paciente desenvolver mecanismos satisfatórios para controlá-los e lidar com eles.
Como se desenvolvem os transtornos mentais?
Os transtornos mentais podem ser desenvolver com a combinação de fatores biológicos (predisposição genética), psicológicas (quadros de estresse intensos e características da personalidade da pessoa) e sociais (agressões externas e contexto social em que vive o paciente).
Desse modo, mesmo que o paciente possua uma herança genética e tenha traços de personalidade que o predisponham a desenvolver um transtorno mental, é preciso que algum fator de sua vida social e psicológica ocorra para que o transtorno se desenvolva. Esse fator pode ser a perda de uma pessoa próxima, frustrações, sofrimentos diversos, ou mesmo uma agressão externa, trauma ou relacionamento que perturbe o seu equilíbrio emocional.
Como um psicólogo pode auxiliar uma pessoa com transtornos mentais?
Quando desconfiar que você, ou uma pessoa próxima, possa estar sofrendo de algum tipo de transtorno mental, o primeiro passo a ser dado é procurar por ajuda. Um psicólogo é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico correto do paciente e traçar o plano de ação mais adequado para ajudá-lo. Seu objetivo será entender o que pode estar gerando esse quadro, procurar por ferramentas para aliviar o sofrimento emocional e, junto ao paciente, pensar em estratégias para tratar ou lidar com o transtorno identificado.Mesmo nos casos onde é necessário intervenção com medicamentos, sempre é importante a ajuda do psicólogo, que pode auxiliar a família e o paciente a compreenderem o transtorno, e como conviverem com este.
Quando uma criança precisa de atendimento psicológica?
Para os cuidadores e pais é difícil constatar a necessidade de consultar um psicólogo infantil, porém, essa necessidade se dá quando suspeitam que as crianças estão com dificuldades. Com atendimentos específicos direcionados às crianças, em meio a um ambiente lúdico, com jogos, brincadeiras e confiança, a criança fica a vontade para falar do que lhe aflige, e assim o profissional poderá traçar estratégias de tratamento.