Rua Buarque de Macedo, 3201, Sala107, Centro, Garibaldi-RS
Telefone (55) 9 96366774
Especializada em terapia de ansiedade, depressão e casais
Ansiedade
Ansiedade é uma reação ao perigo percebido. Ansiedade é um "aviso", um alerta que nosso corpo emite, de que algo não está bem, que há algum perigo percebido, real ou não, interno ou externo.
PRINCIPAIS CAUSAS DA ANSIEDADE?
Qualquer coisa que seja interpretada como prejudicial ou risco. Este é um fator importante, as coisas não são interpretadas da mesma forma por todas as pessoas. Uma pessoa pode ficar extremamente ansiosa no dia anterior a uma prova, talvez a ponto de passar mal, ter insônia, sentir náuseas, e tudo mais. E outra pessoa pode lidar de forma mais tranquila. Tudo o que pode ser visto como possibilidade de prejuízo, morte, fracasso, vergonha, etc., pode ser causador de ansiedade. Ajuda psicológica ou terapia podem auxiliar essas pessoas a aprenderem a conviver melhor com esses sentimentos.
Depressão
Primeira mente é importante salientar que a depressão não é causada por um único fator, (quando se esta triste porque se perdeu um ente querido, essa tristeza tem um motivo especifico), outro fator importante é que a pessoa com depressão perde o pelas coisas que antes o faziam bem ou lhe deixavam empolgadas.
SINTOMAS DA DEPRESSÃO
- Alguns exemplos de sintomas possíveis:
-
Alterações do apetite e do sono (ou falta, ou excesso)
-
Sentimento de pedar ou fracasso
-
Dificuldade de tomar decisões
-
Irritabilidade ou impaciência
-
Achar que não vale a pena viver
-
Chorar com frequência
-
Dificuldade de concentração
-
Perda de energia e interesse
-
Sensação de que nunca vai melhorar
-
Dificuldade de terminar as tarefas
-
Sentimento de pena de si mesmo
-
Pensamentos negativos e de culpa injustificáveis
-
Perda do desejo pelo que antes lhe trazia felicidade.
-
Terapia de Casais
No Inicio dos relacionamentos tudo é ótimo, mas com o tempo, alguns casais começam a brigar e não conseguem para, ou o que pode ser pior, nem há mais brigas, o silencio impera quando estão a sós, mas quando em grupo todos estão animados, sozinhos parece que “acabou o assunto”. Este silêncio pode ser sinal de que há muito conteúdo para ser trabalhado, mas talvez não haja animo nem expectativa de que uma conversa possa ajudar.
Em relacionamentos não exitem manuais, cada casal terá sua necessidade. Para uns o momento de iniciar a terapia surge quando percebe-se que a comunicação travou, quando um quer conversar o outro revira os olhos, quando um está tão na defensiva que nega que haja qualquer problema, outros já percebem esta necessidade quando o tom de voz está mais alto até mesmo para tratar de pequenos assuntos, outros percebem a necessidade de terapia de casal quando estão, a cada vez mais, participando de atividades onde o outro não comparece. Etc.
Trauma
Quando ocorre alguma situação, e essa abala os sentimentos do sujeito deixando marcas que causam prejuízos emociona,is podemos avaliar a possibilidade de Transtorno do stress pós traumático - TSTP.
Algumas pessoas podem ser mais sensíveis que outras. Algumas tem esta característica desde que nasceram, outras se tornaram sensíveis ao decorrer da vida, talvez devido a situações que tenham vivido.
Traumas podem influenciar no sentido de impedir de fazer coisas que seriam benéficas, como por exemplo deixar de viajar pois esta pessoa passou por sofrimentos durante viagens anteriores.
Terapia de Jovens
A adolescência é uma fase de muitas mudanças. É neste período que nosso corpo e mente passam por transformações e começamos a nos dar conta das aflições e angústias da vida que, durante a infância, eram facilmente esquecidas com algumas horas de brincadeira no playground. Alguns lidam bem com essa transição, outros nem tanto.
Quando se percebe que a pessoas estão em conflito e sofrimento, com essas mudanças naturais e esse período, e responsabilidades que a sociedade lhes impõem lhes sobrecarregam, pode se a hora de procurar ajuda profissional.